Magistral_estratega a 14 de Setembro de 2010 às 01:59
Para a nutrição parentérica uma solução é aumentar o ritmo de perfusão ou seja o volume infundido/hora , ficando com um tempo de "pausa".

Para as cefalosporinas diminuindo a concentração do fármaco, ou seja diluindo num volume maior de solvente.

Acertei?

http://saudeeportugal.blogspot.com

Visao ENFernal a 14 de Setembro de 2010 às 22:18
São duas estratégias pertinentes, se bem que a primeira poderá ser controversa atendendo ao facto de que frequentemente os laboratórios recomendam reduzir o ritmo da administração de fármacos atendendo ao seu potencial de lesão endotelial que provocam (veja o caso da vancomicina).
Quando à diluição do soluto, é uma estratégia que frequentemente utilizamos, mas imaginemos que o doente apresenta uma Insuficiência cardíaca congestiva/hipernatrémia... como poderíamos contornar o problema?

Visao ENFernal a 17 de Setembro de 2010 às 00:37
Como mais ninguém comentou este assunto, apresento algumas soluções para as questões levantadas, devidamente fundamentadas pelos estudos realizados.
Quanto às nutrições parentéricas, uma estratégia para diminuir a recorrência de flebites é a administração concomitante de heparina/hidrocortisona (desconheço dosagens e modo de administração, apenas aponto uma das formas de contornar este problema segundo as referências consultadas) bem como a aplicação de nitroglicerina transdérica 5 cm acima do local de punção.

Quanto à administração de cefalosporinas, uma das estratégias que pode ser utilizada é a diluição do ATB em água p.p.i. em vez da solução a 0.9% que usamos com frequência. Tem a desvantagem de poder induzir alterações do equilíbrio hidroelectrolítico em doentes susceptíveis ou com administrações em intervalos curtos (ex. 4/4h).

Cogitare em Saúde a 18 de Setembro de 2010 às 00:42
Em primeiro lugar salutamos o vosso retorno à vida de bloggers activos , pois a qualidade de artigos que aqui publicam merece a continuidade.

Se quiserem publicar algo via cogitare estaremos sempre ao vosso Dispor .

Abraço Ciro

Sérgio e Vera

Visao ENFernal a 18 de Setembro de 2010 às 20:33
Olá Sérgio e Vera. Agradeço a vossa visita bem como a motivação para manter o espaço. De facto continuo sozinho a escrever para o blogue, é muito complicado cativar alguém para pesquisar e escrever com assiduidade (como vocês bem sabem e me compreendem), contudo julgo conseguir rumar o barco por minha conta e risco.
Continuaremos a manter esta parceria com todo o gosto, este espaço também é "vossa casa" (apesar de não ter nem metade da projecção do Cogitare que neste momento é uma das grandes referências em Enfermagem).

Talvez um dia destes, caso surja a oportunidade, havemos de discutir um pouco Enfermagem para conhecer outros pontos de vista.

Um grande abraço.

Magistral_estratega a 18 de Setembro de 2010 às 21:06
De facto induziu-me em erro: disse-me que eram duas estratégias simples... ;)

Força e abraço

http://saudeeportugal.blogspot.com

Anónimo a 27 de Março de 2018 às 14:18
que droga hein? a formula ta em ingles. ajudou bastante