O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 05.11.07 às 16:33link do post | favorito

Um dos inconvenientes de alguns materiais usados para tratamento de feridas é a sua difícil aplicação e remoção, originando dor e trauma do leito da ferida e bordos. O conforto do doente é, também, um factor a ter em conta. Neste sentido, alguns laboratórios apresentaram soluções melhoradas dos seus produtos em detrimento de outros e, não tão recente quanto isso, surgiram os novos pensos auto-adesivos de base siliconada, com uma micro-aderência selectiva sobre o tecido. O emprego dos pensos com revestimento de silicone já era feito pelos cirurgiões plásticos para reduzir o risco de se desenvolver a cicatriz do tipo queloide, com bons resultados.


 

O silicone é a chave central deste tipo de pensos, as suas propriedades facilitam a remoção do penso sem causar dor nem trauma. Uma vez que o silicone impregnado é inerte, não há relatos de reacção local nem interfere quimicamente com as células do leito da ferida, uma vez que é insolúvel no exsudado da mesma. Por outro lado, o tamanho das moléculas de silicone é demasiado grande para penetrar através das membranas celulares e através da pele, eliminando assim a possibilidade de provocar toxicidade sistémica.

 


O silicone por si só não confere absorção de exsudado, pelo que os laboratórios apresentam produtos que combinam as propriedades não traumáticas do silicone com outros materiais, como por exemplo as espumas de poliuretano. Com esta conjugação, é possível aplicar os pensos à base de silicone em feridas exsudativas, abrindo o leque de indicações terapêuticas.

 

Uma das outras particularidades destes pensos é a capacidade de manutenção do meio húmido da ferida, facilitando o desbridamento autolítico. Há fontes de informação que afirmam que esta propriedade é a justificação do aumento do tamanho de certas feridas com a utilização dos pensos à base de silicone.

 


As suas principais indicações:


 
  • Qualquer tipo de feridas em que há intenção de prevenir a dor durante a remoção do penso e do trauma da ferida e bordos;
  • Tratamento da cicatriz hipertrófica ou do tipo quelóide (quando aplicado directamente sobre a cicatriz oferecendo resistência ao seu crescimento);
  • Aceleração da contracção e epitelização;
  • Feridas cavitárias para estimulação da formação do tecido de granulação;
  • Controlo da dor no tratamento de feridas com pressão negativa;
 

 


 

Não existem contra-indicações conhecidas e poderão ser utilizados mesmo em feridas infectadas, desde que com tratamento adequado para a infecção. Podem ser usados como penso secundário, não havendo incompatibilidade com o uso do hidrogel ou de alginatos.



Fontes de informação:

http://www.gaif.net/patro-mhc.html

http://www.worldwidewounds.com/2003/october/Thomas/Soft-Silicone-FAQ.html

http://www.garrettshouse.org/advancewoundcare.html

http://www.dressings.org/Dressings/mepilex.html

http://www.feridologo.com.br/cicatrizsilicone.htm

http://www.humberto.vet.ufmg.br/Arquivos/WoundDressings.pdf

http://www.uv.es/~vicalegr/CLindex/CLtumb/CLtumb40.jpg

http://www.homecaredelivered.com/images/product_images/295600-BX5_web.jpg


naturalnaturalmente a 6 de Novembro de 2007 às 12:48
Miguel, adorei o seu blog ,quanto a este post achei muito interessante, alem de bem escrito esta claro e acessível . Parabéns .
Gostaria que desse uma olhadela no meu blog e já agora a sua opinião, toda a critica se construtiva é sempre bem vinda.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Miguel, adorei o seu blog ,quanto a este post achei muito interessante, alem de bem escrito esta claro e acessível . Parabéns . <BR>Gostaria que desse uma olhadela no meu blog e já agora a sua opinião, toda a critica se construtiva é sempre bem vinda. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>www.medicinasnaturais@gmail.com</A> <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Mai</A> uma vez parabéns .

Visao ENFernal a 7 de Novembro de 2007 às 23:55
Agradeço imenso a crítica positiva.

Irei certamente visitar o seu blog com frequência e adiciono-o á minha lista dada a importancia dos seus conteudos.

Cumprimentos

Miguel

criancices a 17 de Novembro de 2007 às 12:40
Gostei do blog. Vou adicioná-lo aos meus favoritos assim que puder. Parabéns!

Thais a 10 de Janeiro de 2008 às 23:13
Muito obrigada pela matéria...
ajudou-me muito pois estava bastante preocupada com uma cicatriz de uma cirurgia e com medo que virasse uma quelóide, mais vejo que mesmo que demorado, o tratamento é eficaz e acho que no meu caso será um pouco mais rápido, pois minha cicatriz ainda está um pouco recente.

Muito obrigada!
e Parabéns!

mais sobre mim
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
16

18
21
24

25
28
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO