O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 02.11.07 às 22:57link do post | favorito

…Ethal Bedford Fenwick?

 

 

Natural da Escócia e nascida em 26 de Janeiro de 1856, era membro de uma família abastada com influência no Parlamento. Ethal foi uma Enfermeira que lutou incansavelmente em prol da sua profissão. Aos 21 anos iniciou funções no Nottingham Children's Hospital, permanecendo nesta instituição durante 3 anos e, em 1881, ingressa no St Bartholomew's Hospital até ao ano de 1887. Neste ano casa com um médico – Bedford Fenwick – e renuncia o cargo que ocupava no St Bartholomew´s.

Ethal era acérrima defensora da obtenção de um reconhecimento nacional do título de Enfermeiro, bem como da profissionalização da Enfermagem, tal como já tinha sucedido com os médicos em 1858. Ao contrário de Florence, para Ethal a Enfermagem era muito mais do que uma vocação: era profissão. A influência indirecta que exercia no parlamento, permitiu-lhe a introdução de uma lei que restringisse a carreira de Enfermagem exclusivamente aos Enfermeiros - State Registration of Nurses -, objectivo alcançado mesmo com forte oposição por parte das apoiantes de Nightingale. A sua ideologia centrava-se inclusivamente na formação, defendendo a preconização de 3 pilares fundamentais: curso de formação de 3 anos; um plano curricular único a nível nacional; e a realização de um exame final.

Foi a fundadora da British Journal of Nursing (uma publicação que usufruiu em proveito próprio para veicular a sua campanha), da British Nursing Association e do International Council of Nurses.

Morreu em Março de 1947 deixando um legado valioso à nossa profissão, contudo não tão reconhecido como o de Florence... sabe-se lá porquê!

Fontes de informação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ethel_Bedford-Fenwick
http://www.nurses.info/personalities_ethel_fenwick.htm
http://www.nationalarchives.gov.uk/catalogue/RdLeaflet.asp?sLeafletID=121&j=1
http://www.bartsandthelondon.org.uk/ilibrary/ethel-gordon-manson_w.jpg



já chateia!!!!! a 4 de Novembro de 2007 às 20:59
O problema da Enfermagem em Portugal é que temos uma OE que mais parece um regime Nazi em vez de Ethal Portuguesa. Passo a explicar: persegue, incrimina e condena os enfermeiros, tal como os Nazi o fizeram com os indesejados, em vez de os defender e lutar por eles, tal como Ethal o fez com os enfermeiros naquele tempo. Todas as outras Ordens Portuguesas (Arquitectos, Advogados, Médicos, etc.) defendem os respectivos inscritos; excepto a OE. Escrevo isto, porque me sinto deslocada, desajustada e, pior, desconfiada em relação à Ordem dos Enfermeiros. Isto porque, e segundo os Gato Fedorento, "Falam, falam e não os vejo a fazer nada. Fico chateado"

mais sobre mim
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
16

18
21
24

25
28
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO