O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 29.10.10 às 20:52link do post | favorito

Não é brincadeira! Para além das águas gourmet, vende-se no mercado água enriquecida com oxigénio.

 

 

 

Não querendo passar por céptico na matéria, vamos compreender se de facto existem vantagens ou não na utilização deste produto. Quem poderia precisar de um maior aporte de O2? Um atleta certamente, contudo a empresa garante um maior bem-estar com a toma regular de água enriquecida com O2. Veremos se sim ou se não...

 

Ora atendendo à Lei de Henry, qualquer gás pode dissolver-se num líquido com o qual se encontra em contacto, mais concretamente a quantidade de gás que se dissolve num líquido a uma determinada temperatura é directamente proporcional à pressão parcial do gás. À diferença entre a tensão parcial dos gases que se encontram em contacto com o líquido e a tensão do gás dá-se o nome de Gradiente de Pressão – quanto maior for o gradiente de pressão, mais gás é absorvido pelo líquido (ver vídeo seguinte).

 

 

Logo, ninguém poderá negar a autenticidade do produto, pois quanto maior pressão parcial de gás injectado na garrafa, resultará certamente numa solução mais enriquecida em O2 (apesar da fraca solubilidade do oxigénio na água). Agora o que poderá acontecer se removermos a tampa da garrafa? O gradiente de pressão diminui relativamente ao ambiente a que a garrafa apresenta, ou seja, atinge-se uma pressão semelhante à pressão atmosférica, logo todo o oxigénio que enriqueceria a água a que nos propúnhamos a beber… desapareceria.

 

Mas mesmo assim, considerando que ao destapar a garrafa conseguiríamos por momentos apresentar uma solução bem enriquecida de oxigénio, será este suficiente para melhorar a performance de um atleta? Um estudo publicado no JAMA em 2003 afirma que não. Usando como referência uma das águas com maior PO2 dissolvido, em que a concentração de O2 da água comum engarrafada ronda os 10% comparativamente à usada para estudo, os investigadores chegaram à conclusão de que este tipo de águas “oxigenadas” não servem mais do que apenas meros placebos.

O facto é simples: respiramos uma mistura de ar/oxigénio a nível da água do mar na ordem dos 21%. Assim, por cada 100ml de ar, existe 21ml de O2. Um adulto tem uma Capacidade Vital em média na ordem dos 500ml por ciclo respiratório, logo inspira cerca de 105ml de O2 por cada ventilação efectuada. Cada garrafa destas disponibilizadas no mercado apresenta 330ml de água com uma pequena fracção de oxigénio dissolvido. Ou seja, por cada inspiração efectuada, assimilamos uma maior quantidade de O2 do que bebendo uma garrafa de água “oxigenada” de rajada.

 

A única forma de resolvermos este dilema seria a possibilidade de se poder beber oxigénio líquido puro. Isto porque cada litro de oxigénio na forma líquida equivale a cerca de 860 litros de oxigénio gasoso. Ora como só pretendemos 0,33l, cada garrafinha conteria cerca de 283ml de oxigénio gasoso. A única contrapartida é a possibilidade de criar com relativa facilidade sensibilidade dentária, atendendo a que o oxigénio assume a forma líquida a -182,96º.

 

O porquê de ter inserido esta pequena reflexão neste blogue? Pois nem todo o conhecimento que nos é oferecido tem legitimidade ou backup científico, mesmo inserido em bases de dados credíveis ou repositórios de informação científicos. Apelo a todos os meus colegas para que na vossa prática diária sejam reflexivos, críticos e, acima de tudo, assertivos na forma como fundamentam as atitudes que preconizam e nos problemas que diagnosticam. Esta é a base para a construção de uma enfermagem credível, com maior visibilidade não só pelas outras classes profissionais, mas também pelos próprios doentes. É urgente abandonar o estereotipo da arte e do saber pela experiência, o cancro cuja malignidade tende a não desaparecer e que nos conduz à falta de credibilidade pelos outros que nos avaliam.

 

É esta a mensagem que gostaria de deixar transparecer, a missão deste Visão ENFernal, um blogue que a partir de hoje em diante ficará com acesso restringido apenas aos enfermeiros do Centro Hospitalar do Porto e a outros colaboradores com convites particularmente endereçados. Para ultimar este post, gostaria de prestar o meu agradecimento a todos os enfermeiros que participaram nas discussões que surgiram neste espaço, um bem-hajam.

 

Ciro Teixeira.

 


http://www.oxygenez-vous.com/shop/img/p/13-67-thickbox.jpg

http://www.oxygenez-vous.com/shop/lang-pt/13-ogo-agua-enriquecida-com-oxigenio.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Henry

http://www.web-dive.com/?lang=pt&option=41

http://www.youtube.com/watch?v=8yU5y-cFXoo

http://jama.ama-assn.org/cgi/reprint/290/18/2408-b.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxig%C3%A9nio_l%C3%ADquido


Filipe Fernandes a 30 de Outubro de 2010 às 10:39
Tu encontras cada uma! Mas é bom saber que se fazem estudos e consequentemente se gasta uns milhares, para conclusões fúteis. Pensei que só o governo encomendava desses, aos pacotes, a empresas de consultoria externas! Isto para não falar que os assessores do governo lá andam a fazer nenhum! Mas divagações à parte, é um post bem elaborado! Agora não percebo o porquê de restringir a informação apenas ao CHP! Não que me afecte, porque neste caso vou continuar a ter acesso, mas o conhecimento que aqui colocas é extremamente útil para toda a classe...
Espero que reconsideres a tua posição.

Aquele Abraço

Mauro_G a 30 de Outubro de 2010 às 14:57
Espero que não te esqueças de me incluir nos privilegiados com acesso ao blogue... ;)

Abraço

Ana Rosinhas a 30 de Outubro de 2010 às 15:41
Bom dia colega!
Sou seguidora assídua do Visão Enfernal, apesar de nunca ter participado nas discussões lançadas neste. É com muita pena minha, que o vejo a restringir o acesso a um blogue, que tem tudo para ser uma referência na aérea.
Peço que reconsidere a sua posição, pois tal como eu, existem muitos outros colegas que consideram este blogue um bom exemplo do que deve ser a enfermagem. É este o caminho que temos de seguir! Precisamos de mais profissionais como o colega, que estejam dispostos a partilhar conhecimento e a reflectir sobre a prática.
Até breve :)

LProlog a 30 de Outubro de 2010 às 19:25
É pena que haja mais um blog de acesso restrito, sobretudo sendo uma fonte de conhecimento cientifico, que tanta falta faz a TODOS os enfermeiros e não só aos do CHP...

Quanto ao post em si, primeiro é preciso que os enfermeiros se habituem a ir procurar o conhecimento cientifico para fundamentar a sua actividade e só mais tarde se podem habituar a ter um pensamento critico e reflexivo sobre o mesmo, uma vez que a enfermagem não é uma ciência exacta e imutável.

Visao ENFernal a 4 de Novembro de 2010 às 18:41
Obrigado a todos pelos vossos comentários.

Peço desculpa não ter respondido atempadamente, contudo ando ocupado a desenhar o novo layout do blogue.
Não me alongando muito na conversa, todo o conhecimento científico faz falta a enfermagem, mas mais ainda o espírito crítico. A sua escassez continua a ser nosso tendão de aquiles, contudo não é a sua exposição que fará mudar o comportamento de uma classe. Hoje temos acesso à web em quase todas as instituições de saúde e o prognóstico não melhorou.
Por isso se me perguntam se o Visão ENFernal faz falta? Sim, mas não a todos. Apenas àqueles cujo o pensamento se aproxima do propósito deste blogue.
Por outro lado, não posso admitir a usurpação de artigos expostos sem expresso consentimento por parte do autor ou pela garantia da fonte onde foi retirado. Repito, excluindo todas as situações em que manifestei o meu consentimento e em que o link da fonte se encontra explícito, repudio a falta de carácter daqueles que enriquecem o seu site/blogue/artigo sem respeitar os direitos de autor.
Como tal e invariavelmente, o Visão ENFernal será restrito a membros do CHP, uma realidade que bem conheço e por isso com maior facilidade ajusto os temas à instituição onde exerço funções. Os artigos agora gerados serão direccionados a membros cuja discussão de temas dependeu da sua iniciativa e por isso, os reais interessados.

Este blogue não é a face da evolução de uma classe, apenas um grito de revolta por parte de alguns enfermeiros que pretendem fazerem-se ser reconhecidos por técnicos superiores... o primeiro passo para a credibilização das nossas funções.

António Pinto a 5 de Novembro de 2010 às 17:03
Se possível gostaria de ser um dos Enfermeiros com acesso ao blog, já que sigo os assuntos com particular interesse, partilhando-os com os colegas do serviço.
Hospital Abrantes.

Um abraço

Ana Isabel Vilar a 5 de Novembro de 2010 às 22:32
Ciro,

É com pena que tomo conhecimento da sua decisão... Compreendendo os seus argumentos, mas espero que continue a favorecer a reflexão e a crítica de cada um de nós. A sua inquietação e o trabalho de pesquisa que desenvolve, são importantes para despertar consciências.



Cogitare em Saúde a 6 de Novembro de 2010 às 20:57
Retringir o acesso porquê Ciro ? Espero que voltes atras na decisão .

Abraço Vera e Sérgio

Moving People Portugal a 8 de Janeiro de 2013 às 16:51
A Moving People Portugal recruta de momento:

- ENFERMEIROS(m/f) para trabalhar na BÉLGICA

envie o seu cv para: fs@movingpeople.com

Visite-nos em:
www.facebook.com/movingpeopleportugal

gloriamatthews a 25 de Agosto de 2022 às 12:24
If you are looking for hormone therapy, you have come to the right place. At AB Hormone Therapy, we offer a wide range of hormone therapy options that are tailored to your specific needs. We use the latest technology and treatments to provide you with the best possible care. Our team of experts know precisely how to help you restore your health and change your life for the better. Contact us today to schedule a consultation!

Visit here http://abhormonetherapy.com/hormone-therapy/

mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

17
18
20
21
22
23

25
26
27
28
30

31


links
pesquisar
 
blogs SAPO