O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 29.09.10 às 13:44link do post | favorito

 

 

 

 

Já foi abordado neste blogue (infelizmente o post não é consultável por um erro do sapo blogs) o tema relacionado com a oxigenoterapia hiperbárica (OHB). Esta modalidade de tratamento apresenta inúmeras indicações clínicas, dentro das quais salientam-se:

 

  • Lesões induzidas por radiação ionizante (ex: cistite rádica);
  • Embolia gasosa;
  • Síndromes de descompressão (ex: mergulhadores);
  • Intoxicação por monóxido de carbono;
  • Atraso da cicatrização de feridas das extremidades (ex: úlceras de pé diabético);
  • Tratamento de situações infecciosas (principalmente provocadas por agentes anaeróbios);
  • Surdez de instalação súbita;
  • Viabilização de enxertos realizados por cirurgia plástica e reconstrutiva.
  • etc.

 

Existe um leque de indicações importante, contudo outro tipo de aplicações da OHB encontra em estudo. Quanto às complicações induzidas pela hiperóxia e hiperbarismo, existem estudos que demonstram alterações histológicas e na morfologia das vias aéreas inferiores, mais precisamente a nível do parênquima pulmonar (edema, congestão e hemorragia intra-alveolar). Contudo o conhecimento destas alterações a nível da mucosa nasal não é conhecida, pelo que um investigador Português decidiu estudar que compromissos a OHB provoca na zona anatómica do nariz:

 


ALTERAÇÕES NA MUCOSA NASAL PROVOCADAS PELA PRESSÃO ATMOSFÉRICA, OXIGÉNIO E OUTROS FACTORES.

Paulo Sérgio Alves Vera-Cruz Pinto (2009)

Dissertação de Doutoramento em Ciências Médicas - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - UP

(clicar para aceder ao estudo)

 

 

Deixo aqui os highlights deste estudo:

 

  • A OHB usada numa situação aguda não provoca alterações da mucosa nasal, pelo que o seu emprego é seguro;
  • Ao contrário do tratamento agudo, em situações crónicas a OHB provoca alterações histológicas e funcionais da mucosa nasal (com pelo menos 15 sessões).
  • Segundo o investigador, "o tratamento crónico com OHB está relacionado com alterações funcionais, com aumento do débito aéreo nasal e a alterações morfológicas por resposta inflamatória traduzida por infiltração leucocitária da mucosa, aumento de espessura da membrana basal ou do epitélio".

 

Post scriptum...

Coloquei este estudo aqui no blogue não pelo evidente interesse que tem para Enfermagem. Primeiro, por um lado, para mostrar que existem estudos em Portugal de interesse inegável, e com maior frequência se encontra em repositórios trabalhos realizados por estudiosos do nosso País - felizmente. Por outro lado, para mostrar que existem teses de mestrado/doutoramento cujo outcome traduz-se em evolução no conhecimento actual.

 

Por outras palavras são cientificamente úteis.

 

O percurso pós graduado em enfermagem tem vindo a aumentar o número de artigos e estudos publicados em bases de dados, contudo numa mesma linha teórica com a (quase obcessão) necessidade em mostrar o papel do enfermeiro num tipo de serviço qualquer.  Há trabalhos com mérito mais que comprovado mas a grande fasquia aponta para mais do mesmo. Quando é que de uma vez por todas vamos abandonar a espiritualidade, vivências, "sentidos de vida" e moratórias e partir para algo mensuravelmente útil?

 


http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/19381

http://www.hypertc.com/articlepage.cfm?id=90

http://www.sechristind.com/introduction-to-hyperbaric-oxygen-therapy.html

http://www.balancedhealthtoday.com/articles.html

http://www.ecotecmed.com.br/ohb.htm#clinicas

http://www.revistamilitar.pt/modules/articles/article.php?id=119

http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperbaric_medicine

http://www.hyperbaricanswers.com/images/chamber_talking.jpg


Visao ENFernal a 1 de Outubro de 2010 às 22:48
Exactamente!
É esse o cancro da nossa investigação, os "pro formas"! O facto de uma dotação implicar uma determinada formalidade, mesmo que esta seja uma resenha de tudo o que já sabemos, continua a ser um entrave enorme no nosso pensamento. Mas a preocupação é a concretização de um estatuto académico, e não o teor do próprio estudo em si.

Se não evoluímos no conhecimento, muito menos podemos exigir a aplicação imediata das novas guidelines. No CHP-HSA, por exemplo, ainda é frequente a utilização de iodopovidona para preparação de sítios cirúrgicos, quando as recomendações demandam a aplicação de Clorohexidina a 2%, com meta-análises que suportam com grande relevância este procedimento há anos! Mas a implementação de medidas por parte da comissão de infecção é lenta, à medida da inércia do seu próprio trabalho.

Um aparte: o trabalho que menciona no saudeportugal, apesar de se centrar nos ensaios clínicos, é passível de ser generalizado a qualquer tipo de processo de investigação. Recomendo a leitura de um livro viciante sobre este assunto do investigador Ben Goldrace - "Ciência da treta". Se não quiser comprar, tenho todo o gosto em emprestá-lo.

mais sobre mim
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17

19
21
22
23
24
25

27
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO