O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 13.01.09 às 18:35link do post | favorito

 

 

Neste post vou falar do palonossetron, o sucessor do granissetron. Tal como este último, trata-se de um antiemético de uso hospitalar indicado para prevenção de náuseas e vómitos induzidos por quimioterapia.

Retirado do site Farmacia.com.pt de 13 de Janeiro de 2009

 

« Alguns regimes de quimioterapia têm uma elevada probabilidade de induzir vómitos graves, tanto imediatamente como depois de 2 a 5 dias (fase retardada).

O Dr. Mitsue Saito e colegas, do Hospital Universitário de Juntendo, em Tóquio, relataram que o novo fármaco, o palonossetrom (comercalizado como Aloxi), é comparável ao antigo agente, o granissetrom (comercalizado como Kytril ou em diversas versões genéricas), na prevenção dos vómitos na fase imediata, sendo superior na fase retardada.

O estudo, publicado na “Lancet Oncology”, envolveu 1.143 pacientes que receberam aleatoriamente uma única dose de palonossetrom ou de granissetrom 30 minutos antes do tratamento com quimioterapia.

Os investigadores explicaram que o resultado principal foi a proporção de pacientes que não experienciaram qualquer episódio de vómitos durante a fase imediata (zero a 24 horas após a quimioterapia) e a fase retardada (24 a 120 horas após a quimioterapia).

Os vómitos na fase inicial foram completamente evitados em 75,3 por cento dos pacientes que receberam palonossetrom e em 73,3 por cento dos que receberam granissetrom. Durante a fase retardada, a taxa de prevenção completa foi significativamente mais elevada no grupo que recebeu palonossetrom com 56,8 por cento, em comparação aos 44,5 por cento do grupo do granissetrom.

O principal efeito secundário relacionado com o tratamento foi a obstipaçao, que ocorreu em 17,4 por cento dos pacientes tratados com palonossetrom e em 15,7 por cento daqueles tratados com granissetrom.»


http://www.diarioon.com.br/new/fotos/C17431-1.gif

http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=6534

 


san'iago a 13 de Janeiro de 2009 às 19:25
cara equipa do VisãoENF, este post por acaso vem na melhor das alturas... por acaso conhecem algum sitio na net (ou livro) que disponibilize informação detalhada sobre os grupos de fármacos quimiterápicos (anti-tumorais). é que os que encontro já não estão actualizados, assim como a minha literatura tem cerca 6anos.. não está muito actual.
obrigado e continuação de óptimo trabalho

Visao ENFernal a 16 de Janeiro de 2009 às 15:03
Carissimo san'iago, obrigado pelo comentario. O seu pedido nao foi esquecido contudo apos algumas pesquisas nao conseguir a informaçao que pretende. Irei procurar com mais detalhe e logo que possivel respondo aqui neste post.

Abraço

Visao ENFernal a 24 de Janeiro de 2009 às 15:28
Em resposta ao seu pedido, encontrei alguns e-books que podem conter a informação que pretende, contudo encontram-se todos em Inglês.
Convém informar que o Visão ENFernal não hospeda e-books, pelo que os que se encontram aqui descritos são links retirados de outros sites/blogues.
Sendo assim:

Chemotherapy Toxicity: Focus on the Older Cancer Patient
by Stuart M. Lichtman, MD, FACP
Link: http://uploaded.to/?id=empv1d

Physician's Cancer Chemotherapy Drug Manual 2008 (Jones and Bartlett Series in Oncology)
By Edward Chu, Vincent T. DeVita Jr.
Link: http://www.megaupload.com/?d=J7XGLZE9

Abeloff's Clinical Oncology: Expert Consult
By Martin D. Abeloff, James O. Armitage, John E. Niederhuber, Michael B. Kastan, W. Gillies McKenna
Link1: http://www.megaupload.com/?d=6E033KJJ
Link2: http://www.megaupload.com/?d=N5FMP09A

Espero que sejam uteis. Cumps.

San'Iago a 25 de Janeiro de 2009 às 03:25
Muitíssimo Obrigado! não só de mim como todo o grupo de trabalho de um serviço do Saint John cá no Norte:)
Óptimo trabalho, como sempre o que tem sido desenvolvido até agora.
Cumprimentos

Visao ENFernal a 26 de Janeiro de 2009 às 04:26
Sempre à disposição ;) Obrigado pelas visitas.

Abraço, Miguel

mais sobre mim
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
14
15
16
17

18
19
20
22
24

25
26
27
28
29
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO