O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 23.10.07 às 16:37link do post | favorito


Não pude conter a minha estupefacção, ao constatar os dados retirados de uma publicação realizada pelo Observatório Nacional de Saúde, intitulada "Uma observação sobre a utilização de “cuidados preventivos” pelo homem, em Portugal Continental". Dos dados recolhidos, respectivos ao último trimestre de 2006, queria sublinhar particularmente os seguintes aspectos:

  • "Toque rectal há um ano ou menos ·» 18%, nos indivíduos de 50-74 anos que declararam não ter doença da próstata (256);"

Infelizmente, o cancro da próstata é a SEGUNDA CAUSA DE MORTE POR CANCRO EM PORTUGAL, que todos os anos vitima cerca de 1500 homens. A principal razão para este facto é o desconhecimento, dado que "nove em cada dez dos homens consultados (90 por cento) já tinham ouvido falar desta doença, mas apenas 20 por cento tinham consultado o seu médico para falar especificamente sobre a doença e submeterem-se a rastreio e a um diagnóstico precoce" (in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=23259&op=all".

  • "Pesquisa de sangue oculto nas fezes há dois anos ou menos ·» 17%, nos indivíduos de 50-74 anos que declararam não ter cancro colo-rectal (324)."
O cancro do cólon e recto representam a TERCEIRA CAUSA DE MORTE mais comum para os homens e a segunda para as mulheres, e a mortalidade tem vindo a aumentar - dados da DGS. Isto tudo aponta para uma relação causa-efeito: não há intervenção pelos organismos competentes no sentido de minimizar os factores desencadeantes com o incremento da participação das populações em acções de sensibilização e acção dirigida.


Continuamos na política do "deixa andar", pois se há fama que não tira ao "tuga", é a fama de  resolver as intempéries "em cima do joelho".


afronauta a 2 de Novembro de 2007 às 14:39
"Toque Rectal"? é sem dúvida uma força de expressão! Percebo que se a designação traduzisse a realidade da prática haveria ainda mais homens a evitar o dito exame!

mais sobre mim
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

14
16
17
18
19
20

21
22
24
27

29
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO