O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 15.07.08 às 16:08link do post | favorito

 

A necessidade de se criar uma via aérea permeável de forma rápida deu azo à criação de instrumentos mais adaptados, como é o caso da máscara laríngea. Este conceito permitiu evoluir na abordagem da via aérea, sendo amplamente aceite como uma das “medidas-core” para permeabilização da via aérea, para além de ser vista como um procedimento passível de ser executado por profissionais de enfermagem, contrariamente ao que se verifica, - inexplicavelmente - a nível da EET ou inserção do combitube. Apesar das suas limitações, dentro dos quais se salienta a ineficácia com a aplicação de pressões positivas mais elevadas e na protecção da via aérea em situação de vómito, a indústria apostou na evolução deste instrumento, com vista a eliminar as barreiras da sua implementação, e generalizar a suas aplicação.

 

Método de inserção

 

Intersurgical® apresentou o seu i-gel, um dispositivo muito semelhante à mascara laríngea na forma mas com algumas alterações que o tornam mais desejável. Contrariamente à ML comum, o i-gel substitui o cuff insuflável por uma estrutura à base de um gel moldável e atraumático. O seu formato permite a adaptação à via aérea sem haver possibilidade de fugas e sem provocar compressão das estruturas adjacentes, para além de evitar a oclusão da via aérea provocada pelo relaxamento dos músculos laríngeos. Apresenta um cabo rígido o suficiente para manter a via desobstruída, mesmo em caso de mordedura por parte da vítima. Além disto, apresenta uma via de acesso ao esófago, isolando o contacto com a via aérea.

Aconselho a leitura do guia de utilização, encontra-se bem estruturado e num formato apelativo. Clicar na imagem para aceder ao manual:

 

(Manual do utilizador)

 

PS: após ter preparado este artigo, reparei que o assunto já tinha sido abordado pelo colega do blog enfermeiro-de-anestesia. Contudo mantenho o assunto dada a sua pertinência, apesar de não ser, de todo, recente.

 


http://www.ihe-online.com/en/products/product-news/index.html?tx_ttproducts_pi1[product]=8448

http://www.ihe-online.com/typo3temp/pics/44fea17fdc.jpg

http://www.exhausmed.com/Nouveautes/i-gel/igel.gif

http://www.youtube.com/watch?v=S9Lo4BXcQK0

 


mais sobre mim
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO