O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 12.07.08 às 18:40link do post | favorito

 

 

A endoscopia, seja pela via alta ou baixa, revolucionou categoricamente o diagnóstico e terapêutica de anomalias do tracto digestivo, sendo um dos exames complementares mais comuns no seio da gastroenterologia. O leque de aplicações pode, contudo, ser sobreponível ao número de desvantagens associadas, sendo do conhecimento geral que a sua aplicação pode incumbir lesões graves, para além de não poder permitir a visualização na íntegra do tubo digestivo nem nas condições mais favoráveis. Uma das grandes desvantagens era a difícil progressão do endoscópio até zonas mais distais e sinuosas, como é o caso do intestino delgado, estando este tipo de estruturas acessíveis unicamente e na sua plenitude ,através da cápsula endoscópica.

Em 2001, Hironori Yamamoto idealizou uma técnica que facilitasse a progressão do endoscópio a locais que a clássica técnica de push-endoscopy não era capaz, através de um dispositivo denominado “endoscópio de duplo balão”. Yamamoto pensou que o grande problema do endoscópio comum seria a sua inflexibilidade que, por aplicação de forças externas, não seria suficiente para contornar a estrutura sinuosa do tracto digestivo.

 

Manobras na progressão do endoscópio (clicar na imagem para aumentar)

 

Assim criou um dispositivo constituído por um endoscópio clássico provido de um “overtube” (uma espécie de mandril), pelo qual o endoscópio é capaz de avançar de forma progressiva pelo tubo digestivo com menor dificuldade, diminuindo o atrito com a mucosa. Além disto, tanto o endoscópio como o overtube estão munidos de um balão que garante a sua fixação à parede do tracto digestivo, daí o nome de “duplo-balão”. A insuflação de ambos os balões é feita de forma rigorosa através de um aparelho que enche e monitoriza a sua pressão na ordem dos 45 mmHg, suficiente para manter o endoscópio e o overtube fixos, mas sem lesar estruturas (uma vez que a fixação é controlada por pressão e não por volume, é possível a sua fixação em estruturas de diâmetro variável). Assim, a fixação progressiva do endoscópio ao trajecto, permite ao operador do dispositivo manipular externamente o overtube flexível e maleável, por forma a ultrapassar estruturas difíceis sem as lesar, garantindo uma visualização adequada.

Com este método é possível, em média, atingir 250 cm em profundidade pela via anterógrada e cerca de 130 cm pela via retrógrada.

Vantagens deste método:

  • A endoscopia poderá ser realizada tanto pela via anterógrada como retrógrada;
  • Está relatada a possibilidade de visualização do tubo digestivo na ordem dos 86%, apresentando-se acima da cápsula endoscópica que ronda os 79%;
  • Diagnóstico de sangramento intestinal na ordem dos 76% (cápsula endoscopia varia entre os 30-80%);
  • Permite biopsar estruturas, realizar hemostase endoscópica, dilatações com balão e colocação de próteses.
  • Indicado nas situações de suspeita de estenose do intestino (contra-indicação do emprego da cápsula endoscópica) e anastomoses intestinais;
  • Facilita a realização de exames radiológicos com contraste, dado que os balões impedem o refluxo do produto de contraste, garantindo uma imagem mais detalhada;

Por estes motivos e, paradoxalmente ao que se pensaria, a EDB encontra-se reconhecida como “método de eleição” para a visualização do intestino delgado, quando comparado com a cápsula endoscópica, e o seu emprego alastra-se rapidamente. 

 

 PS: em resposta a e-mails de frequentadores deste blog, queria acrescentar que o Visão ENFernal não terminou, sendo política deste espaço a colocação de artigos de conveniência da classe de Enfermagem, estando colocada de parte a opção de postagem de artigos de menor importância como justificação para a manutenção do espaço updated. A todos, o Visão ENFernal agradece as palavras de apreço e cá continuará a revelar notícias da área da saúde (com maior, ou menor frequência).

 

http://www.ihe-online.com/en/feature-articles/double-balloon-endoscopy-comes-of-age/index.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Hironori_Yamamoto

http://www.socgastro.org.br/site/scripts/revistas/jbg02/jbg206enterodb.pdf

http://www.fujinonendoscopy.com/assets/fujinon/llead_adenoma.jpg

http://www.fujinon.de/uploads/pics/CART_DBE_frei_01.jpg

http://www.fujinonendoscopy.com/assets/fujinon/double_balloon_right.jpg


mais sobre mim
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO