O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 02.05.08 às 00:09link do post | favorito
 

 

Certos efeitos adversos são, por vezes, um aliado ao tratamento. Tratar uma “condição aproveitando-se da contra-indicação” do medicamento poderá ser um paradoxo, mas é isto que torna o cuidar tão interessante.

 
 

Ao navegar pelas bibliotecas de publicações científicas, o Visão ENFernal esbarrou-se com um artigo (local anesthetics as antimicrobial agents: a review. – 9 April 2008), bastante sucinto por jeitos, mas de uma importância inegável. Além das propriedades analgésicas, certos anestésicos tópicos funcionam também como agentes antimicrobianos:

 

 

[…] to their anesthetic properties, medications such as bupivacaine and lidocaine have been shown to exhibit bacteriostatic, bactericidal, fungistatic, and fungicidal properties against a wide spectrum of microorganisms.

 

 

Esta “review” baseada em vários estudos publicados durante as últimas décadas, baseia este pressuposto por investigações efectuadas em que foram consideradas uma panóplia de variáveis.

 

O efeito antimicrobiano verifica-se quando aplicadas as doses clínicas usuais dos anestésicos em causa, colocando de parte a necessidade de doses suplementares para se atingir efeito antimicrobiano, sem correr o risco de atingir limiares de toxicidade. A explicação deste facto conduz-nos à capacidade dos anestésicos tópicos serem capazes de provocar lise celular. Além disto, cada tipo de anestésico possui um espectro de actuação diferente:


 

 

[...] bupivacaine and lidocaine, for example, inhibit growth to a significantly greater extent than does ropivacaine.

 


 

Para finalizar, e como o próprio estudo indica, este efeito colateral dos anestésicos deve ser amplamente conhecido, uma vez que a colheita de espécimenes para cultura bacteriana em que o procedimento implicou aplicação de anestésico local, poderá indiciar um falso-negativo. Como coadjuvante ao controlo da dor, é sempre bem-vindo.



http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18426354?ordinalpos=17&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum
http://www.fda.gov/consumer/updates/pics/liposuction_photorsrchrs.jpg
http://drdavescience.files.wordpress.com/2007/09/ecoli.gif

sinto-me: X+2Y+3Z de trabalho

mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23

25
27
28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO