O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 01.02.08 às 17:02link do post | favorito

É o conceito que restou da leitura “Do Silêncio à voz” de Bernice Buresh e Suzanne Gordon. A minha tacanhez de espírito ficou condenada a sentença feroz à medida que folheava as páginas deste livro.

Duas pessoas alheias à vida de enfermagem, transparecem um sentimento de admiração sobre a essência desta nobre profissão, cujo valor tem sido subjugado por conveniências. A conexão entre as jornalistas e a enfermagem resulta num enredo, cujo elenco nos conduziria à procura das respostas a que durante anos e anos os profissionais de enfermagem buscam e não encontram.

Enfermagem tem potencial para ser tudo, mas não é nada… enquanto não der uso à voz. O nosso mérito seria tão proporcional à grandeza dos nossos actos, realizando a classe em todos os moldes mas, a “cortina de ferro” enclausura os espíritos mais acanhados e, com efeito, o cooperativismo entre membros. Sugestões das autoras:

 
  • “[…] só as enfermeiras podem informar verdadeiramente o público sobre enfermagem”
 
  • “[…] cada enfermeira torne a comunicação pública e educação, uma parte integrante do seu trabalho”.
 
  • “[…] as enfermeiras ultrapassem os obstáculos internos que as silenciem”
 

Uma resenha de hipóteses, no ponto de vista de quem estudou durante anos o paradigma da submissão de enfermagem à emancipação social, que centra O Enfermeiro como parte integrante da solução. Ficaremos à espera do nosso D. Sebastião, deixando o barco ser navegado por quem nos convém não saber, nem importar? Julgo ser demasiadamente cedo para isso, mas a corrida entre os ponteiros do relógio é ameaçadora ao nosso status.

 


Alea jacta est!

 

 

 

PS: queria agradecer ao DoutorEnfermeiro pela belíssima sugestão de leitura. Em tom de ironia, deixarei a brasa quente para os próximos espíritos irrequietos.



http://www.worth1000.com/entries/341000/341461FKnJ_w.jpg



magistral estratega a 3 de Fevereiro de 2008 às 20:41
Queria só dizer-lhe que o adicionei à minha list de blogs favoritos no meu Blogue

saudeeportugal@blogspot.com

Bem haja e continue o bom trabalho

Magistral estratega

mais sobre mim
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

26
27
28
29


links
pesquisar
 
blogs SAPO