O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 23.01.08 às 20:55link do post | favorito

 



in Jornal de Notícias:

«Um grupo de investigadores liderado por um docente da Universidade de Coimbra desvendou a acção de uma enzima susceptível de contribuir para o desenvolvimento de um novo antibiótico contra a tuberculose.
A equipa de investigadores, liderada pelo bioquímico Milton Costa, ao descobrir a função de uma enzima de micobactérias (GPGS), "abriu muito boas perspectivas de desenvolvimento de um novo antibiótico que permita combater a tuberculose, incluindo as variantes multiresistentes", refere uma nota do gabinete de imprensa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

 

Os investigadores - acrescenta o documento - "procuram agora produzir moléculas capazes de bloquear a função desta GPGS, visto que, sem esta enzima, o bacilo da tuberculose não se desenvolve e a substância que a bloquear poderá ser um potencial antibiótico"».

 

 


Um grande aplauso para esta equipa de investigadores com a fantástica descoberta. Em terras lusas recebemos boas-novas em termos de avanços no combate ao flagelo da tuberculose. Com uma incidência cada vez maior de casos de multiresistência à antibioterapia existente, podemos aguardar por uma possível alternativa aos meios fragilizados de que dispomos, fazendo frente à fraca dinâmica que se constata na investigação de novos e melhores antimicrobianos.


 


http://html.rincondelvago.com/files/3/6/1/000203610.png

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/saude/vigilancia_saude/doenca_agravo/0014/vs_pulmao.jpg


mais sobre mim
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
16
17
19

20
21
22
24
25
26

27
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO