O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 12.12.07 às 15:22link do post | favorito
Transplantes experimentais de células geneticamente modificadas podem reduzir o risco de morte súbita após um ataque cardíaco, segundo um novo estudo efectuado em ratos, que pode um dia ter aplicação nos humanos.

(retirado na íntegra do "Ciência hoje"
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=24570&op=all)



"Quinze  por cento dos pacientes que sofreram um enfarte morrem nos três anos seguintes, maioritariamente devido ao ritmo cardíaco irregular e rápido, chamado de "taquicardia ventricular", segundo Bernd Fleischmann, da Universidade de Bona, responsável pelo estudo publicado na revista Nature.
[...]
Os especialistas realizaram já várias tentativas de tratar os tecidos cardíacos com células, nomeadamente com mioblastos derivados do músculo da perna provenientes do mesmo paciente mas encontraram perturbações do ritmo.
Estas células dos músculos não possuem a mesma actividade eléctrica específicas do coração, que tem ele próprio um estimulador eléctrico natural para manter e adaptar o ritmo dos seus batimentos às necessidades do corpo. A diferença reside na presença de uma proteína, a conexina 43, existente em larga quantidade nas células cardíacas.
Os investigadores modificaram geneticamente células de músculos, para que estas produzissem a proteína em questão. Injectadas nos roedores, as células modificadas demonstraram resultados tão bons quanto os das células cardíacas embrionárias. No entanto, antes de haver uma aplicação humana, é necessário provar a inocuidade do processo de modificação genética".


Fonte de informação:
http://www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0201/ecg.gif


mais sobre mim
Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
29

31


links
pesquisar
 
blogs SAPO