O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 07.12.07 às 11:39link do post | favorito


"As alterações no relógio biológico dos trabalhadores nocturnos fazem com que a sua imunidade seja reduzida, deixando-os mais vulneráveis ao risco de vir a sofrer de cancro, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com uma análise da Agência Internacional de Investigação sobre Cancro da OMS (IARC), “os turnos laborais que implicam uma alteração aos ritmos biológicos do sono podem ser cancerígenos para o ser humano”. O trabalho vai ser publicado na íntegra em Janeiro, na revista “Lancet Oncology”.

A melatonina, um antioxidante natural, é produzida no cérebro durante a noite depois de o organismo ter estado exposto à luz do dia. Quando se permanece acordado durante a noite origina-se uma alteração desse processo e os níveis desta hormona tornam-se insuficientes para proteger o ADN de danos que podem provocar cancro, explica o estudo da IARC.

Para além disto, o facto de estas pessoas não descansarem adequadamente durante o dia é outra das hipóteses avançadas pelos cientistas, uma vez que o sistema imunológico destes indivíduos fica debilitado, tornando-os mais vulneráveis ao ataque das células cancerígenas.

Apesar de o estudo admitir que são necessários mais trabalhos que confirmem esta ligação e eliminem outros factores de risco neste segmento da população a OMS pondera a hipótese de, no futuro, vir a classificar o trabalho nocturno como “provável ou possivelmente cancerígeno”."


Ao longo de vários anos, 24 investigadores analisaram todas as investigações publicadas acerca desta matéria tendo verificado que nalguns dos trabalhos a incidência de cancro da mama é superior entre as mulheres que trabalharam de noite durante longos períodos, como as enfermeiras. No caso dos homens cuja jornada laboral começava ao anoitecer evidenciou-se um maior risco de cancro da próstata.


É intenção do governo retirar aos profissionais de enfermagem algumas regalias, nomeadamente o subsídio nocturno. Assiste-se a uma ofensiva impetuosa aos direitos do trabalhador, ao ENFermeiro... à pessoa. O turno nocturno é extenuante, indesejável e, aos olhos déspotas de um governo que impele a tirania, insignificante. Uma insignificância para quem não testemunha a rudeza do trabalho contra natura, pois seremos nós, Enfermeiros Seres Humanos, que iremos carregar o fardo de continuamente contrariar a cronobiologia. A que preço?




Fonte de informação:
http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=5229

Chérub a 7 de Dezembro de 2007 às 20:28
Só para dar os parabéns pelo blog! Vou voltar! Cumprimentos

Enfermagem, Não Só! a 8 de Dezembro de 2007 às 11:50
Diz que até não é um mau blog, para este blog.

http://enfermagemnaoso.blogspot.com

Abraço

Visao ENFernal a 8 de Dezembro de 2007 às 23:37
Obrigado a todos pelo comentário e pela re-nomeação. Fiquei a conhecer o "Enfermagem, não só", um espaço bem aprazível sobre a nossa profissão. Serei espectador assíduo concerteza.

Cumprimentos a todos

Miguel

mais sobre mim
Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14
15

16
17
18
20
21
22

23
24
25
26
27
29

31


links
pesquisar
 
blogs SAPO