O Visão Enfernal volta e a REvolta contra a Enfermagem como arte continua. A sua afirmação como ciência voltará a tomar lugar neste blogue, centrando a sua essência na divulgação da mais recente evidência científica.
comentar
publicado por Visao ENFernal, em 27.11.07 às 23:59link do post | favorito

Estima-se que cerca de 40% dos portugueses têm risco acrescido de sofrerem um AVC. Uma estatística assustadora, assumindo que a faixa etária afectada não se restringe, por si só, ao idoso (in http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=5169):

Actualmente, 39,3 por cento por cento dos portugueses conjugam uma série de factores de risco para ter enfartes, AVC, problemas renais ou diabetes.

Parece que o "ocidentalismo" empurra de forma grotesca o nosso "mediterranismo", e o resultado é puramente crítico.

[...] a alimentação é também um dos principais factores responsáveis pelo número de AVC. Os portugueses consomem o dobro do sal recomendado e a redução "não é possível em dois anos" [...] substituir o sal por ervas aromáticas pode ser um passo importante para tornar mais saudável a alimentação dos portugueses.

Parece ridículo, porém...

"Um grama a menos de sal por dia na dieta dos portugueses pouparia 2.560 vidas por ano", referiu o médico e deputado da Comissão de Saúde Joaquim Couto.

Em Portugal consome-se, em média, o dobro de sal para além do que se encontra recomendado, conduzindo à proposta do governo no estabelecimento de uma "cota" máxima de sal nos produtos alimentares. Além disto, e com a participação da ASAE, os géneros alimentares serão alvo de rotulagem obrigatória do teor de sal que contêm.
São boas medidas, mas ainda insuficientes para reduzir aquilo que, comprovadamente, é evitável.



Imagens:
http://www.estrucplan.com.ar/producciones/imagenes/shml/toxicologia/toxicologi
a14/image014.jpg
http://www.cronica.com.mx/nimagenes/6/98fb942cc5.jpg

tags:

mais sobre mim
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
16

18
21
24

25
28
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO